Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
Samuel Aba (Húngaro: Aba Sámuel; antes de 990 ou c. 1009 - 5 de julho de 1044) reinou como Rei da Hungria entre 1041 e 1044. Nasceu em uma família proeminente com extensos domínios na região das Colinas de Matra. Com base em relatórios do Gesta Hungarorum (Feitos dos Húngaros) e outras Crônicas Húngaras sobre a origem não húngara da família Aba, historiadores modernos escrevem que os Abas chefiaram as tribos Kabar que se separaram do Khazar e se juntaram aos húngaros no século IX.
Por volta de 1009, Samuel ou seu pai se casou com uma irmã de Estêvão I da Hungria, o primeiro rei da Hungria. Depois disso, a família Aba, originalmente pagã ou judia, converteu-se ao cristianismo. O rei Estêvão nomeou Samuel para chefiar a corte real como seu palatino. No entanto, o rei morreu em 1038, e o novo monarca, Peter, the Venetian, removeu Samuel de seu posto.
Os senhores húngaros destronaram Pedro em 1041 e elegeram Samuel rei. De acordo com a narração unânime das crônicas húngaras, Samuel preferia os plebeus aos nobres, causando descontentamento entre seus ex-partidários. Sua execução de muitos oponentes o colocou em conflito com o bispo Gerard de Csanád. Em 1044, Peter, o Veneziano, voltou com a ajuda do monarca alemão Henrique III, que derrotou o maior exército de Samuel na Batalha de Ménfõ perto de Győr. Samuel fugiu do campo de batalha, mas foi capturado e morto.